Cetose no diabetes tipo 2

A perda de peso fundamental para o controle do diabetes tipo 2. No entanto, esta perda é muito difícil quando os níveis de insulina no sangue estão elevados devido à própria doença, ao uso de insulina injetada ou a medicamentos que aumentam a produção de insulina.

Vários estudos demonstram que a restrição de hidratos de carbono na dieta reduz rapidamente os níveis de insulina e melhora o controle da glicemia, facilitando assim a perda de peso. Níveis altos de glicose no sangue levam a maior secreção de insulina pelo pâncreas. Mas, não temos como saber se a quantidade de açúcar no sangue está alta ou baixa sem fazer monitoramento.

Quando o consumo de carboidratos é reduzido, o corpo entra em cetose nutricional. A quantidade de beta-hidroxibutirato (BOHB) aumenta no sangue. Este corpo cetônico atua como combustível e hormônio, além de permitir as funções antioxidantes inatas do corpo através da regulação negativa de HDAC de classe 1. Ao mesmo tempo gera ATP mitocondrial com menos de metade da produção de espécies reactivas de oxigênio produzidas quando o combustível é a glicose. O BOHB também é um inibidor específico do inflamassoma NLRP3, que tem implicações importantes no que diz respeito a doenças causadas por inflamação crônica.

A entrada em cetose permite a remissão do diabetes. Leia este artigo anterior sobre o tema.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

APRENDA TUDO SOBRE DIETA CETOGÊNICA EM HTTPS://T21.VIDEO

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/