RESISTÊNCIA INSULÍNICA

A insulina é um hormônio essencial, com muitas ações diretas e indiretas no corpo humano:

Quando consumimos carboidratos em excesso precisamos fabricar mais e mais insulina para manter as taxas de açúcar no sangue estáveis. Ao longo da vida, a hiperglicemia constante gera uma resistência insulínica. Explico neste vídeo:

Insulina em excesso suprime a lipólise. Ou seja, quanto mais insulina circula mais difícil fica a queima de gordura. A coisa vai se agravando e o risco de obesidade e diabetes explodem. Estas doenças estão também ligadas à maior prevalência de ansiedade e depressão.

A resistência adiposa à insulina resulta na entrega excessiva de ácidos graxos livres (AGL) a outros tecidos, o que pode contribuir para a lipotoxicidade.

O HOMA-IR é um índice utilizado para avaliar a resistência insulínica. Igualmente, um método potencial para avaliação da resistência à insulina no tecido adiposo é o índice de resistência à insulina do tecido adiposo (Adipo-IR). O Adipo-IR é calculado a partir de uma única medição das concentrações pós-absortivas de AGL e insulina (Esben Søndergaard et al., 2017)

As terapias metabólicas têm como foco a reversão da resistência insulínica, para tratamento do corpo e mente:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/