DEPRESSÃO E ANSIEDADE NO CÂNCER

Os avanços nos tratamentos do câncer geram um aumento da expectativa de vida. Contudo, doenças psiquiátricas como depressão e ansiedade são complicações comuns, gerando insônia, agravando o luto, alterando o apetite e piorando a qualidade de vida. A depressão também está associada à menor adesão ao tratamento, diminuindo a sobrevida.

Alguns tipos de câncer, como o de pâncreas e de pulmão, podem liberar substâncias químicas que se acredita causarem depressão, e certos tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e corticosteróides, estão associados à depressão. Outros tipos de câncer e tratamentos podem gerar alterações emocionais por outros mecanismos:

A depressão afeta até 20% e a ansiedade 10% dos pacientes com câncer, em comparação com valores de 5% e 7% na população geral. Infelizmente, alguns antidepressivos podem piorar os sintomas do câncer e interagir com agentes quimioterápicos. Sertralina e o citalopram tendem a ter menos interações e são geralmente bem tolerados como agentes de primeira linha. Mesmo assim, não são para todos. Existem outros tratamentos que podem ajudar como a dieta cetogênica.

Na psiquiatria, a dieta cetogênica tem ampla aplicabilidade:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/