Smoothie para facilitar a eliminação de metais pesados

Esta vitamina (smoothie) é deliciosa e contém 5 ingredientes que ajudam na eliminação de metais pesados como mercúrio, chumbo, alumínio, cobre e cádmio dos órgãos onde se acumulam.

A intoxicação por metais pesados tóxicos pode acontecer de várias formas, por vivermos em cidades poluídas, por estar perto de fumantes, pelo contato com latas e folhas de alumínio, baterias, panelas contendo metais pesados, tintas velhas e até mesmo pelos alimentos que comemos.

Pesticidas e herbicidas (que são difíceis de evitar completamente, mesmo com uma dieta orgânica), são uma fonte comum de metais pesados tóxicos. Estas substâncias são de difícil eliminação, podem sofrer oxidação e causar inflamação.

Sintomas cerebrais da neurotoxicidade e neuroinflamação incluem problemas de memória, confusão mental, fadiga e depressão. Metais pesados tóxicos também podem promover inflamação no trato digestivo e na pele.

Pior, os metais pesados podem servir como base de alimentação para alguns microorganismos como Streptococcus A ou B, E. coli, C. difficile, H. pylori e células de levedura. Isto pode criar um crescimento excessivo de múltiplas bactérias aumentando o risco de SIBO (crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado), que é caracterizada por inchaço, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre (ou ambos).

Quando vírus como Epstein-Barr e herpes zoster se alimentam de metais pesados tóxicos, sintomas como formigamento, dormência, fadiga, ansiedade, palpitações cardíacas, zumbido nos ouvidos, tontura, vertigem, eczema, rosácea e psoríase, dores (pescoço, joelhos, pés, parte de trás da cabeça) podem aparecer.

Além de evitarmos o contato com os metais pesados (clique nos links anteriores para saber mais) podemos adotar uma dieta que contenha alimentos facilitadores da destoxificação. Eu gosto de vitaminas / smoothies / batidos, pois fica fácil incluir tudo em um lugar só.

Receita de smoothie para desintoxicação de metais pesados

  • 2 bananas ou 1 manga ou 1 mamão papaya

  • 2 xícaras de mirtilos silvestres congelados ou frescos

  • 1 xícara de coentro fresco

  • 3 folhas de couve ou 1 xícara de espinafres

  • 1 colher de chá de spirulina orgânica ou chorella

  • 1 laranja, espremida ou 1/2 copo de água de coco natural

  • 1 xícara de água

Bata todos os ingredientes em um liquidificador até ficar homogêneo. Se desejar uma consistência mais fina, adicione mais água.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/