Dieta cetogênica no tratamento da síndrome dos ovários policísticos

Inflamação, estresse oxidativo e resistência insulínica aumentam o risco de ovários policísticos. A síndrome do ovário policístico (SOP) é o distúrbio endócrino mais comum em mulheres em idade reprodutiva. Muitas mulheres sofrem de SOP sem saber e suas diversas apresentações aparecem muito antes de serem oficialmente diagnosticadas.

Como resultado, eles apresentam sintomas dolorosos e crônicos e problemas de fertilidade que podem ser muito difíceis tanto física quanto emocionalmente. O diagnóstico de SOP é frequentemente centrado na fertilidade e no sistema reprodutivo, mas o componente metabólico desta síndrome é uma consideração importante para a saúde a curto e longo prazo, bem como para a fertilidade.

Sintomas comuns da SOP

  • Ciclos menstruais anormais, dolorosos, intensos e/ou irregulares

  • Aumento de pelos corporais

  • Manchas escuras na pele

  • Distúrbios de humor e infertilidade

Laboratorialmente observa-se frequentemente excesso de andrógenos, resistência à insulina e inflamação. Embora não faça parte dos critérios diagnósticos oficiais, a resistência à insulina e a inflamação estão envolvidas tanto na sintomatologia da SOP quanto na relação da SOP com outras condições metabólicas, como diabetes tipo 2, compulsão alimentar, obesidade, dislipidemia, doença hepática gordurosa não alcoólica

Em comparação com mulheres sem SOP, aquelas com a síndrome têm um risco 2 a 4 vezes maior de desenvolver pré-diabetes, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e obesidade, e esses distúrbios metabólicos podem possivelmente contribuir para o aumento do risco de complicações cardiovasculares e a longo prazo.

A resistência à insulina e a tolerância diminuída à glicose estão presentes numa grande percentagem (variando de 44-70%) de mulheres com SOP. A resistência à insulina é um contribuidor chave para o distúrbio metabólico e é um fator determinante na patogênese da SOP.

A hiperinsulinemia, a hiperglicemia e o aumento do estresse oxidativo comum com a desregulação da insulina são, portanto, todos fatores que contribuem para a doença. A forma como a desregulação da insulina ocorre nesta síndrome não é totalmente conhecida, mas provavelmente está relacionada à sinalização prejudicada da insulina e/ou à função do receptor, levando ao aumento da secreção de insulina e à diminuição da depuração hepática. Uma das consequências dessa elevação crônica da insulina é a maior sinalização aos ovários e o aumento da produção de andrógenos.

Devido à influência da resistência à insulina na SOP, os tratamentos comuns envolvem medicamentos sensibilizadores da insulina, como a metformina. Mudanças na dieta e exercícios também são às vezes recomendados como um meio de melhorar a sensibilidade à insulina, mas se forem recomendados, muitas vezes são feitos como prescrições amplas e indefinidas. A medicação precisa ser associada à uma dieta antiinflamatória e rica em antioxidantes. Usar ervas e chás é uma boa pedida.

Marcadores inflamatórios como PCR, IL-6, contagem de glóbulos brancos (leucócitos) e TNF-a estão aumentados em pacientes com SOP e podem aumentar o risco de complicações de saúde com a idade. Esses marcadores inflamatórios como leucócitos, PCR e TNF-a também têm sido associados ao aumento do risco de desenvolvimento de DM2 e doenças cardiovasculares.

Existem múltiplas fontes desse aumento da inflamação na SOP. O tecido adiposo visceral, a gordura que se acumula profundamente no abdômen e ao redor dos órgãos, também está fortemente ligado à resistência à insulina e à inflamação e produz várias citocinas e adipocinas pró-inflamatórias. Essas adipocitocinas desempenham um papel no desenvolvimento de fatores de risco cardiovascular como dislipidemia e disfunção endotelial. Além disso, a inflamação associada ao acúmulo excessivo de gordura central pode ser um fator significativo na disfunção ovariana e a inflamação pode contribuir ainda mais para o hiperandrogenismo.

Dietas cetogênicas com baixo teor de carboidratos e bem formuladas reduzem múltiplos biomarcadores inflamatórios, incluindo PCR e contagem de leucócitos. Reverte a resistência à insulina e também facilita a perda de peso.

As cetonas são usadas apenas como combustível alternativo e também tem efeitos antiinflamatórios e antioxidantes. Dois pequenos estudos sugerem que um a dieta cetogênica pode melhorar o perfil hormonal de mulheres com SOP e aumentar suas chances de concepção.

A dieta cetogênica não é fácil. Por isso, o acompanhamento nutricional é importantíssimo. Em uma intervenção de 24 semanas utilizando dieta cetogênica, 11 mulheres com SOP foram instruídas a restringir carboidratos a menos de 20 gramas por dia. As 5 que conseguiram completar o estudo tiveram perda de peso significativa e melhorias na percentagem de testosterona livre, relação LH/FSH (hormônio luteinizante/ folículo-estimulante) e insulina em jejum. Duas conseguiram engravidar sem o uso de medicamentos para fertilidade. Em um outro estudo com 8 pacientes com SOP que receberam uma dieta cetogênica com restrição calórica por 6 meses, 4 conseguiram seguir a dieta e 2 delas conceberam sem ovulação induzida por medicamento.

É necessário enfatizar que estes dois estudos piloto foram muito pequenos e não aleatorizados. Dito isto, é promissor que 4 em cada 9 pacientes nestes 2 estudos que foram capazes de manter uma dieta cetogênica durante 6 meses tenham concebido por meios naturais (uma taxa de sucesso de 40-50%). Isto parece ser comparável às taxas de sucesso de 30-40% para a concepção após 5 ciclos mensais de ovulação induzida por produtos farmacêuticos.

Ovários policísticos:M https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666396124000062

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1359644623003379

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/