Como manter a vida social em dieta cetogênica?

Pacientes com epilepsia, certos tipos de câncer e doenças neurológicas frequentemente beneficiam-se da dieta cetogênica. Existem diferentes métodos para atingir a cetose e impulsionar a produção de cetonas. Falo sobre o tema neste outro texto.

Independentemente do método escolhido, comer fora pode ser um desafio para quem segue este padrão alimentar. Principalmente quando você está comendo fora com amigos e familiares ou em qualquer outra situação social. Isto pode vir com pressão para comer alimentos que não são amigáveis à keto.

Motivos comuns pelos quais as pessoas evitam comer fora

  • Acreditam que não haverá opções cetogênicas no cardápio.

  • Os restaurantes não fazem mudanças nos pratos.

  • Amigos e familiares vão dificultar a vida por quererem empurrar alimentos como batata frita ou álcool.

Táticas para conseguir manter a vida social

Esteja você comendo fora em um restaurante, em um jantar entre amigos ou no almoço de família, certifique-se de assumir a liderança. Isso pode significar escolher um restaurante mais adequados, preparar pratos que todos possam comer, comprar bebidas amigáveis.

Ao comer em restaurantes, pode parecer que não há opções cetogênicas ao olhar o menu pela primeira vez. No entanto, você sempre pode personalizar seu prato escolhendo proteínas (carne ou peixe) e trocando os elementos de carboidratos (batata, pão) por opções com muita fibra (vegetais verdes como edamame, ou salada de folhas). Muitos molhos nos restaurantes contém farinhas ou açúcar. Use azeite puro ou manteiga.

Outra opção é não citar que está em uma dieta diferente. Simplesmente chegue, escolha o que vai comer e pronto. Isso evita muita conversa e pressão. Simplesmente coma as azeitonas, o amendoim, o queijo, a salada, as carnes ou ovos e pronto. A maioria das pessoas nem vai perceber que algo aconteceu.

Ao comer na casa dos outros é diferente e precisará assumir a liderança e levar pratos adicionais. Leve um chá gelado sem açúcar, água, um café gostoso para preparar na hora. Se estiver em um restaurante mantenha isso. Um refrigerante zero não é o ideal dos mundos mas pode desviar a atenção do fato de não estar bebendo nada. Aprenda mais em https://t21.video

Encontrando apoio

Ter um nutricionista especialista na área, que te ouça e te apoie é importante, inclusive para que consiga lidar melhor com a pressão social negativa de amigos e familiares.

Nem sempre as pessoas fazem por mal. Pode ser que seu marido pergunte se você quer um pouco do jantar dele, mesmo sabendo que você está de dieta. Ou sua mãe te pressione a comer só um docinho desta vez.

Encontrar um grupo que aceite sua escolha é importante. Isso ficou mais fácil com a internet. Você pode encontrar grupos de dieta cetogênica em várias plataformas. Estar no meio da mesma turma vai aumentar as chances de receber reforço positivo de pessoas em uma jornada semelhante.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/